Gaúchos e gaúchas por todo o Rio Grande do Sul preparam-se para o tão esperado 20 de setembro. No estado mais meridional do Brasil, dia 20 de setembro é comemorado como data máxima, sendo instituído feriado estadual. Na história riograndense, em 20 de setembro de 1845 foi deflagrada a Revolução Farroupilha ou Gerra dos Farrapos que estendeu-se até 1º de março de 1845. Esta guerra tinha caráter separatista, conduzida pela elite sul-riograndense, pretendia através dos ideias iluministas amparados na Liberdade, Igualdade e Humanidade, promover a Proclamação da República Riograndense. Esta revolta teve um grande líder, Bento Gonçalves da Silva que pretendia ir além, proclamar a República do Sul que seria integrada pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. De fato foram proclamadas duas repúblicas pelos farrapos em pleno Império: em 11 de setembro de 1836 foi lida a proclamação da República Riograndense. Em 29 de julho de 1839 foi proclama em Laguna a República Juliana. Finalmente em 1845 os farrapos foram reprimidos e, após traição no que ficou conhecido como "Massacre dos Porongos", foi assinado a Paz de Poncho Verde.
Assim, os gaúchos comemoram no dia 20 de setembro o início de uma façanha com um desfecho contado de várias formas e maneiras, cada qual voltada a um determinado interesse social ou político. Atualmente o desfile do Dia do Gaúcho reúne milhares de tradicionalistas e simpatizantes, que desfilam em seus cavalos ou diligências e carros temáticos, para homenagear os heróis farroupilha. Em Alegrete, 3ª Capital Farroupilha, que é considerada " a cidade mais gaúcha do Rio Grande do Sul", desfilaram em 2013 mais de 8000 cavalarianos - de todas as idades - orgulhosos pelas principais ruas da cidade, com suas roupas primorosamente típicas e suas montarias ricamente ajaezadas. Esta ano, a organização do evento estima que passem pela Praça Getúlio Vargas mais de 8000 cavalarianos, pois a cada ano cresce o número de pessoas que desfilam.
Confira abaixo algumas fotos do desfile de 20 de setembro de 2013. No ano passado desfilaram mais de 8000 cavalarianos, os carros temáticos exibiram veementemente aspectos da cultura e tradição gaúcha baseado na temática "Nossas Raízes". Este ano o tema é mais amplo, intitulado "Eu sou do Sul", abre um leque para múltiplas ideias e possibilidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário