sábado, 18 de maio de 2013

SÍMBOLO DA RESISTÊNCIA E LUTA CONTRA A ESCRAVIDÃO - ZUMBI DOS PALMARES

Como bem sabemos nosso país viveu sua época colonial. Foi no Brasil Colonial que muitos negros foram escravizados. Trazidos da África em navios negreiros para trabalhar nos engenhos de açúcar e cafezais do brasil, os africanos eram proibidos de praticar culto aos seu orixás e muito menos expressar sua cultura em terras brasileiras. Este período ficou conhecido como escravidão no brasil e durou desde o  inicio do século XVI até a assinatura da Lei Áurea pela Princesa Isabel em 13 de maio de 1888.

                                                    Escravos nos Engenhos de Açúcar
                                         
                                          Cafezais do Brasil Colonial - Trabalho Escravo

                                          Assinatura da Lei Áurea pela Princesa Isabel

Zumbi dos Palmares nasceu no estado de Alagoas em 1655. Foi um dos principais representantes da resistência negra à escravidão no Brasil. Liderou o Quilombo dos Palmares (o que lhe deu o titulo de Zumbi dos Palmares), comunidade livre formada por escravos que aviam fugido das fazendas. O Quilombo dos Palmares achava-se localizado na Cerra da Barriga, atual território do município de União dos Palmares (Alagoas).
                                                         Zumbi dos Palmares

 Quilombo dos Palmares 
Embora tenha nascido livre, Zumbi foi capturado quando tinha sete anos de idade. Entregue a um padre católico, recebeu o batismo e ganhou o nome de Francisco. Aprendeu a língua portuguesa e a religião católica, chegando a ajudar o padre na celebração da missa. Porém, aos 15 anos de idade, voltou para viver no quilombo.
 Em de 1675, o quilombo foi atacado por soldados portugueses. Zumbi ajudou na defesa e destacou-se um guerreiro muy valente. Após um batalha sangrenta, os soldados portugueses voltaram para a cidade de Recife. Três anos após, o governador da província de Pernambuco aproxima-se do líder Ganga Zumba para tentar um acordo, Zumbi coloca-se contra o acordo, pois não admitia a liberdade dos quilombolas, enquanto os negros das fazendas continuariam aprisionados.
                                        Ataque ao Quilombo dos Palmares pelos Bandeirantes 

Em 1680, com 25 anos de idade, Zumbi tornou-se líder do Quilombo dos Palmares, comandando a resistência contra as topas do governo. Durante seu “governo” a comunidade cresceu e se fortaleceu, obteve várias vitórias contra os soldados portugueses. O líder Zumbi mostra grande habilidade no planejamento e organização do quilombo, além de coragem e conhecimentos militares.
O bandeirante Domingos Jorge Velho organiza, no ano de 1694, um grande ataque ao Quilombo dos Palmares. Após uma intensa batalha, Macaco, a sede do quilombo, é totalmente destruída. Ferido, Zumbi consegue fugir, porém é traído por um antigo companheiro e entregue as tropas do bandeirante. Aos 40 anos de idade, foi degolado em 20 de novembro de 1695. 
             Bandeirante Domingos Jorge Velho - Líder do ataque ao Quilombo dos Palmares

A importância de Zumbi para História do Brasil

 Zumbi é considerado um dos grandes líderes de nossa história. Símbolo da resistência e luta contra a escravidão, lutou pela liberdade de culto, religião e pratica da cultura africana no Brasil Colonial O dia de sua morte, 20 de novembro, é lembrado e comemorado em todo o território nacional como o Dia da Consciência Negra.

                                                                                                         Clóvis Trindade

Vídeo sobre Consciência Negra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário