sábado, 22 de junho de 2013

Política x Politicagem?

Muitos se perguntam se politica é o mesmo que politicagem, claramente isso não é verdade. Pois bem, vamos procurar apontar as principais características da politica e da politicagem ao final você decide.
Sabemos que a politica contemporânea como um meio de conquista, manutenção e expansão do poder surge no seculo XVI a partir de um filosofo italiano Nicolau Maquiavel ( 1469 - 1527), com o livro intitulado "O Príncipe" lançado em 1513. Foi a partir desta definição que a ética e a politica tornam-se distintas. Primeiramente o modo de governo era pensado nos moldes gregos, no entanto Maquiavel rompe a forma de compreender a politica antiga a partir de seu pensamento.


 Vejamos alguns pontos defendidos pelos gregos:
 * A ciência politica deve ser a ética de toda  uma sociedade, por isso o bem do individuo é o bem da sociedade.
* Politica deve buscar compreender o estado ideal.
Agora observemos algumas ideias de  Maquiavel:
* A politica é resultado da ação social baseando-se nas lutas ou nas divisões sociais.
* Não há busca por um estado ideal, mas sim uma descrição da prática politica da época.
Maquiavel pregava que a finalidade da politica não era como diziam os gregos, a "justiça" e o "bem comum" mas sim à conquista e a manutenção do bem comum. Na manutenção do poder a lógica da força se transforma em lógica da lei e do poder.
Maquiavel não aceitava a divisão clássica das três formas de governar e poder politico: monarquia, democracia e aristocracia. Qualquer modelo politico pode ser legitimo se for uma republica onde haja a liberdade e não despotismo e tirania. O príncipe ou seja o governador ( no caso do Brasil o presidente) deve ter "virtu" , deve ser flexivo às circunstancias, mudando com elas para que esteja em posição de "domínio" da situação mesmo que deva fazer uso da violência, da mentira, astucia e da força.
Bom, percebemos que Maquiavel muito se identifica com o nosso modo de politica vigente. Mas será que Maquiavel se identifica com a politicagem? É o que vamos analisar agora.
De modo geral temos que bem observar o que prega a politicagem. Tendo ela como um dos métodos mais escusos de se fazer politica percebemos que  o que a qualifica como politicagem é as constantes falhas, a corrupção que tem papel de grande destaque e a manipulação midiática.
Posso aqui responder-lhes a pergunta acima: Maquiavel se identifica com a politicagem? Mas creio que a obra de Maquiavel deve ser lida e compreendida por inteiro e não fragmentada como aqui mostrei. O intuito de cita-lá é indispensável pois quando falamos de politica é impossível não falar de Maquiavel. Aconselho que se quiseres compreender quem era Maquiavel sugiro que leiam sua obra por completo façam a par dela uma profunda reflexão, sempre voltada para a politica contemporânea.
Sobre tudo aqui ressalto que politica não é o mesmo que politicagem porem vemos que estas se confundem pois detectada é a usurpação da ética por parte de muitos políticos que mancham o conceito de politica.
Veja: Politica x Politicagem




Nenhum comentário:

Postar um comentário