sábado, 3 de agosto de 2013

Valor ao que é nosso


Em tempos desventurosos como estes que sucedem-se, descortina-se diante de "nuestros" olhos uma imagem  pérfida da cruel realidade social em que naufragou nosso país. De  nada adianta agradar o povo com pão e circo se estes por "supuestos" são passageiros. A cultura que herdamos é magnifica, todavia a mesma não esta sendo divulgada em todo os cantos deste Brasil. Temos como exemplo o regionalismo, que luta para se manter vivo em uma sociedade cada vez mais americanizada e eurocêntrica.  
A velha história do que é nosso é inferior em relação ao produto dos europeus ou dos americanos provém da brusca colonização que nosso país passou. Se não bastasse todos estes paramentos, ainda temos que conviver com a usurpação dos nossos produtos culturais. Diariamente vemos "seres culturais" injetarem em nossa musica, nossa literatura, nossa arte traços que não nos pertencem. Aqui cito como exemplo o funk, que outrora já foi "escutável" e até mesmo "dançável", quem nasceu nos anos 90 sabe disso.  Hoje este se tornou objeto de cobiça e luxuria. Lamentável. 
Caros leitores, vivemos sufocados por culturas e influências benevolentes. Sem desfazer dos demais "produtos culturais" digo-vos que devemos sim valorizar nossa cultura. Nosso país é rico, porém nos representa ser pobre. Contudo vide os traços culturais que nele habita e valorizai o que ele possui. Cada região possui suas riquezas de norte a sul, basta abrirmos os olhos e enxerga-la.

Contudo, sabedores do que nos foi dado por herança, aconselho-vos que se fores de vossa vontade ide até uma casa de cultura de sua cidade ou vistai um museu. Se por ventura não haver nada em sua cidade, o que é lamentável, conecte-se à internet , abra seu navegador, carregue a página do Google e faça uma pesquisa dos traços culturais de sua região. Acima de tudo peço a todos, procure saber de sua história antes de viver na história dos outros. Já dizia o alegretense Oswaldo Aranha " Toda a vida deve ser a expressão de uma ideia", viva em prol de sua ideia, mesmo que tenhas que morrer por ela. Faça uma reflexão do cotidiano ao seu redor. 
Caro amigo leitor, tenha um ótimo final de semana. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário